Benefícios

Benefícios

Temperar alimentos pode ir muito além do que simplesmente dar sabor às refeições, pois o consumo de temperos naturais trazem diversos benefícios para a saúde. Eles são ricos em substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce, estimula a digestão, entre outros. Eles são capazes de promover verdadeiras seções de curas para nosso corpo.

Açafrão

Benefícios: Fonte de carotenoides, atua como um Antidepressivo, reduz o colesterol e  os triglicerídios e traz benefícios no tratamento da artrite.

Usado com: Cebola, gengibre, mostarda, páprica e pimenta-do-reino, pimentas, cravo-da-índia, coentro, cominho, erva-doce, alho.

Alecrim

Benefícios: É considerado um tratamento natural para artrite e dores musculares. Em sua composição possui poderosos anti-inflamatórios, tornando-se um ótimo remédio natural para problemas respiratórios.

Usado com: Cebolinha, alho, hortelã, orégano, salsa, segurelha e tomilho, cebola, louro.

Alho

Benefícios: A utilização pode prevenir câncer de próstata, de estomago, do colón e de pele. Também pode diminuir as inflamações e dores no corpo, reduzir a pressão arterial e o colesterol, bem como prevenir gripes e resfriados.

Usado com: A grande maioria das ervas

Amêndoas

Benefícios: Possui vitamina E, B1, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial. O percentual de proteínas da amêndoa, além de oferecer aminoácidos essenciais, se compara ao da carne. É um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo.

Azeite de Oliva

Benefícios: Contribui para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular. Auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis da dieta (vitaminas A, D, E, K). É fonte de antioxidantes, pode prevenir doenças degenerativas e câncer, além de possuir ação anti-inflamatória.

Castanha de caju

Benefícios: Ela é rica, entre outras substâncias, em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL), além de fortalecer ossos, músculos e o sistema imunológico.

Castanha do Pará

Benefícios: Protege o cérebro, possui vitamina E, selênio e ômega-9 ajudam na memória e raciocínio e estes antioxidantes, presentes na castanha-do-pará, protegem os neurônios das ações negativas dos radicais livres, podendo contribuir na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Cebola

Benefícios: É rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Possui também sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo e cálcio e vitaminas B e C.

Usado com: A grande maioria das ervas

Cebolinha

Benefícios: Considerado um dos melhores antibióticos naturais, ajuda a combater a salmonela, regula a pressão arterial e previne hemorroidas. Contém vitaminas E e C, ferro, magnésio e zinco.

Usado com: Mostarda, pimenta-do-reino e salsa, pimentas, coentro, alho, gengibre, cebola, manjericão, páprica, cominho.

Cominho

Benefícios: Possui propriedades anti-microbianas e anti-sépticas é fonte de vitamina B e C e também contém ferro. Auxilia na digestão, traz benefícios para a conservação da memória e previne a anemia.

Usado com: Erva-doce, alho, gengibre, cebola, noz-moscada, mostarda, orégano, pimenta-da-jamaica, louro, pimentas, canela, cravo-da-índia, coentro, orégano, páprica, pimenta-do-reino e açafrão-da-terra.

Cranberry

Benefícios: A fruta é rica em flavonoides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas.

Gergelim preto

Benefícios: As Sementes de Gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio, contém Vitamina B1 e Vitamina E. Também é um poderoso antioxidante e anticancerígeno. O gergelim também contem fito-esteróis, que bloqueiam a produção de colesterol. Rico em óleos saudáveis, dos quais 40% são constituídos de ácido linoleico, ácido linolênico, ácido oleico e outros.

Louro

Benefícios: Antireumático, anti-inflamatório, digestivo e estimulante.

Manjerona

Benefícios: Auxilia no combate à insônia, gripes, resfriados, flatulência, cólicas menstruais, dores de cabeça, tonturas, depressão.

Usado para: Aromatizar saladas simples ou temperar carnes, peixes, frangos, tubérculos, molhos e até em pizzas.

Nozes

Benefícios: As Nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células.

Orégano

Benefícios: Riquíssimo em vários minerais, como zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio.

Páprica

Benefícios: Tem propriedades anti-inflamatórias proporcionando o alivio da dor. Fonte de vitamina C, carotenóides e de capsaicina.

Usado com: Pimenta-do-reino, alecrim, açafrão, tomilho e açafrão-da-terra, pimenta-da-jamaica, alho, gengibre, cebola, orégano, salsa.

Pimenta Branca

Benefícios: Riquíssima em nutrientes, é destinada a problemas digestivos e dentários e auxilia no alívio a dores de cabeça.

Pimenta Caiena

Benefícios: Estimula a digestão, auxilia no tratamento da má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. É um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo, é útil para aliviar o gás intestinal, pois estimula o movimento peristáltico intestinal.

Pimenta Calabresa

Benefícios: Rica em vitaminas, possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, propriedades analgésicas, energéticas e tem ação descongestionante e expectorante.

Usado com: Carnes, aves, peixes, molhos e geleias, além de pratos salgados, ela pode ser utilizada na preparação de chocolates e drinques.

Pimenta Jamaica

Benefícios: É analgésica, antisséptica, previne a queda de cabelo, além de ser relaxante.

Pimenta Preta

Benefícios: É rica em potássio, magnésio, ferro, vitamina K e C, ajuda na digestão, auxilia no alivio da tosse e resfriado.

Pimenta Rosa

Benefícios: Além de antioxidante e anti-inflamatória, possui grande teor de cálcio, ajuda no emagrecimento e é rica em vitamina C.

Pimentão Vermelho

Benefícios: Fonte de betacaroteno, Vitamina C e E, percursor da vitamina A, rico em antioxidantes e excelente para o coração.

Sal Marinho

Benefícios: Diminui a acidez gástrica, transmite impulsos nervosos e serve para regular a pressão arterial.

Usado para: Finalizar pratos.

Sal Rosa

Benefícios: É considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição com mais de 80 tipos. Possui alto poder desintoxicante.

Usado para: Finalizar pratos, substituindo o sal comum.

Salsinhas

Benefícios: Contém propriedades anti-inflamatórias, auxilia no controle da quantidade de açúcar no sangue. Atua no combate a anemia e reduz a pressão arterial.

Usado com: Manjericão, louro, cebola, pimentas, cebolinha, alho, manjerona, orégano, hortelã e alecrim.

Semente de abóbora

Benefícios: As Sementes de Abóbora são excelentes fontes de magnésio, cálcio, potássio, zinco e ferro, sendo ainda ricas em vitaminas A, E e do complexo B. Por toda essa qualidade nutricional, além das fibras, o seu consumo ajuda a afastar as doenças do coração (causadas pelo colesterol ou triglicérides altos), a constipação intestinal e ainda faz bem para a pele.

Tomate

Benefícios: Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns e poderosos são: Vitamina C, vitamina A e beta-caroteno. Ele também contêm boas quantidades de Manganês e vitamina E. No entanto, é riquíssimo em licopeno, um composto antioxidante que torna uma estrela real no grupo dos antioxidantes. O licopeno está associado à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

Tomilho

Benefícios: Combate à acne e infecções por fungos na garganta.

Usado com: Alho, cebola, manjerona, noz-moscada, orégano, páprica, salsa, alecrim e segurelha, pimenta-da-jamaica, manjericão, louro, pimentas, cravo-da-índia.

Vinho Tinto

Benefícios: Potencializa o cérebro, combate o cansaço, aumenta a endorfina e limpa nosso paladar.